sábado, 27 de outubro de 2012

Filosofia Esotérica I



O ser humano é uma criatura setenária, governada pelo espírito, o qual tem seis envolturas:

       1.  O Espírito (ATMA)

       2.  A Mente Espiritual (BUDDHI)

       3.  O Intelecto (BUDDI-MANAS)

       4.  A Mente Intuitiva (KAMA-MANAS)

       5.  O Corpo Astral (KAMA-RUPA)

       6.  O Corpo Vital (LINGA-SHARIRA)

       7.  O Corpo Físico (STHULA-SHARIRA)

O Corpo Vital também chamado DUPLO ETÉRICO, ou Linga – Sharira é formado por muitíssimos átomos de matéria etérica.

É chamado Corpo Vital porque dele partem diretamente as forças nervosas eletro-vitais. É o construtor e o restaurador das formas densas e está radicado no “baço”, interpenetrando todo o corpo físico.

Ao olhar clarividente, a contextura desse Corpo Vital ou Duplo Etérico, apresenta milhões de luminosos pontinhos que entram no centro dos átomos densos, vibrando com grande intensidade e carregando-os de força vital.

As forças vitais do Sol, fluído etéreo incolor; são absorvidas pelo Corpo Vital por meio do baço etéreo e circulam pelos nervos através de todo corpo físico, em forma de corpúsculos esféricos, que conservam o calor e a saúde de nosso corpo.

Energias Etéricas do Sol, Força Vital Universal, a qual, transformada pela respiração, constitui o Prâna ou Força Vital ¹. Este Éter Vital é conduzido, por meio das respectivas correntes, de um órgão etérico a outro, acumulando-se em vários “centros”.

Estes centros acumuladores são chamados ou denominados “CHAKRAS” (sânscrito) que significa roda ou disco giratório.


1.      A Energia Vital é única, chamada por diversos nomes conforme as localidades que as empregam: “Prâna” para os Indus, “Ki” para os Japoneses, “Chi” para os Chineses, “Bakara” para os Islâmicos, “Orgônio” para Wilhelm Reich, “Energia Cósmica” para os Brasileiros, “Energia Bioplasmática” para os Russos, “Mana” para os Kahunas ², “Ruach” para os Judeus, “Elan Vital” pelos Franceses, “Pneuma” pelos Gauleses, “Orenda” pelos Índios Norte Americanos e “Ka” pelos antigos Egípcios.

2.        Kahunas – Xamãs do Havaí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário