A apometria é uma ferramenta de auxílio à
terapêutica espiritual que têm com fundamento principal a indução dos
sensitivos ao estado de desdobramento. É uma técnica anímica (não é religião,
doutrina, seita, filosofia ou culto), de aplicação universal. Sua eficácia e o
sucesso de sua aplicação na caridade dependem da associação com o mediunismo.
Mas não basta a moral e a conduta evangélica do grupo, pois, como ainda estamos
retidos no ciclo carnal e em processo de retificação moral-espiritual, não
temos condição evolutiva de avaliar o merecimento dos consulentes e estabelecer
a abrangência terapêutica da apometria. Portanto, sem amparo e cobertura dos mentores
espirituais, a apometria está fadada ao fracasso ou a mais nefasta magia
negativa.
Não há transe, catalepsia ou letargia com
perda da consciência no desdobramento induzido. Para isso, seria necessário o
desacoplamento acentuado do duplo etéreo do corpo físico. Desse modo, toda a
atividade na apometria é consciente, havendo somente um leve desencaixe do duplo
etéreo para a exsudação do ectoplasma. Esclarecendo melhor: nem todo
desdobramento significa projeção astral. Com relação aos trabalhos de
apometria, os corpos astrais se expandem ou ficam desacoplados o suficiente
para permitir o encapsulamento do agrupamento terreno pelo plano espiritual.
Portanto, os guias do “lado de lá” são o verdadeiros condutores dos trabalhos,
e deles nos servimos como “blindagem” quando no projetamos no plano astral, a
fim de nos proteger.
Com essa explicação, podemos perceber que a
projeção do corpo astral durante o sono físico difere na dinâmica apométrica, e
depende diretamente da sutilização do duplo etéreo e do seu desacoplamento
natural para haver lembrança. Assim, é fundamental entender as funções dos
corpos: astral, que é o veiculo da
consciência em que o sensitivo narra emoções e sentimentos; e mental inferior, em que prevalece a
vidência psicoastral. Embora os dois sejam distintos e separados
vibratoriamente, acham-se tão intimamente relacionados que, no Oriente, com freqüência,
são ratados como sendo funcionalmente um só (Kâma-manas). Isso ocorre porque a
principal função do corpo mental inferior é alimentar o intelecto, convertendo
as sensações do corpo astral em percepções mentais de cor, forma, som, gosto,
cheiro e tato.
Fonte: Umbanda pé no chão (2008) – Ramatís –
Norberto Peixoto.
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