Samadhi é um estado de arrebatamento, de êxtase completo. Deriva das palavras sam-âdha (posse de si mesmo). Quem atinge esse estado de expansão de consciência é capaz de exercer um domínio absoluto sobre todas as suas faculdades, tanto físicas quanto mentais.
Samadhi ou supra-consciência é aquele estado em que a concentração mental chega a um ponto tão extremo que a mente, assim fixa, se une ao Espírito. Nesse estado, a pessoa perde a noção da individualidade e se converte ao TODO. No Samadhi a consciência está tão dissociada do corpo que este permanece insensível. É um êxtase, no qual a mente está completamente consciente de si mesma, e do qual volta ao corpo com o conhecimento ou as experiências adquiridas e as recorda logo que retorna ao cérebro físico.
Há dois tipos de Samadhi.
Savikalpa Samadhi - A mente se encontra em repouso temporal, sem estar completamente absorvida pelo Espírito.
Nirvikalpa Samadhi - Estado mais elevado em que a mente se encontra absorvida pelo Espírito e O vê em todas as partes. Com a mente aniquilada, o Espírito brilha em toda a sua glória mental e a pessoa adquire a consciência intuitiva. Atingir o Samadhi é o objetivo do Yôga.
Em termos mais simples, Samadhi é um estado de meditação profunda que permite ao Homem sentir-se unido a Deus e romper todas as barreiras do mundo físico que impedem a percepção da Realidade Total (presente, passada ou futura). Samadhi é um estado de Supra-Consciência, União com Deus, Onisciência, Êxtase, Estado de Iluminação.
O desprendimento final do corpo físico (morte) é chamado de Mahasamadhi (O grande Samadhi). Alguns avatares e gurus fazem essa passagem conscientemente. Por terem a sua consciência expandida, ao sentirem que chegou o momento de deixar o corpo físico, entram em meditação, em Samadhi, e em seguida fazem seu Mahasamadhi de forma consciente.
Texto de Maria Lúcia Sene Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário