O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade..., fechei o dicionário.
Pois bem, Dalai Lama diz o seguinte: "Ser ético é deixar de interferir na experiência e na possibilidade de felicidade do outro".
Perceberam a enorme diferença de conceituação?
Enquanto a primeira definição é quadrática, fixa, controlável, a segunda, que está a "Anos-Luz" da primeira, é flexível, leve, profunda e permite ao ser humano viajar nos seus pensamentos e refletir sobre sua existência.
Deixar de interferir na experiência e na possibilidade de felicidade do outro é aceitar que somos diferentes e que possuímos talentos e desejos singulares. Cada um tem sua cor e assim a construiu.
Não devemos interferir, nem por pensamento, porque pensamento tem força, na construção do indivíduo, na formatação da personalidade e na viagem da individualidade.
A característica marcante da sociedade atual é aquela da concorrência desmedida , dos valores sem limites e da moral vilipendiada, onde o que interessa é a "vitória" a qualquer custo e ganhar o "jogo" a qualquer preço!
A humanidade, neste momento, vive a vida como veleiros a "deriva", sem uma bússola para lhes indicar o norte verdadeiro. E é tão simples.
Deixar de acreditar que podemos interferir na grande obra criada por Deus já é um começo de redenção!
Que o homem assuma a possibilidade de ser simples e humilde de coração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário