A palavra druida significa "muito
sábio". Os antigos tinham ouvido falar deles desde o século IV A.C. e
tinham profundo respeito por seus conhecimentos e sabedoria.
A síntese dos druidas se ergue do fundo das eras como um dos
mais altos cimos que o pensamento filosófico já pôde atingir. Embora ensinada
secretamente, traduzia-se com toda a nitidez nos conceitos e ações dos
iniciados gauleses, e sobretudo nos cantos dos bardos, provocando nos autores
gregos e latinos sentimentos de admiração e respeito.¹
O Druidismo, como todas as grandes doutrinas, tinha duas
faces, dois aspectos. Um externo, feito de figuras, imagens e símbolos. Era a
religião popular, ao alcance do povo. A outra, profunda e oculta, era a
doutrina que revelava as grandes verdades a as leis maiores, reservada àqueles
a quem o grau evolutivo tornava capazes de compreendê-las e apreciar-lhes a
beleza. Por aí, essa doutrina se relaciona com as outras grandes revelações,
budista e cristã, todas provindas, em sua essência, de uma mesma fonte, única e
grandiosa. Nos países celtas , ela não era transcrita na língua comum, o que
significaria entregá-la a qualquer um; entretanto, os druidas possuíam uma
escrita simbólica vegetal, chamada escrita oghan ou ogham, e a utilizavam,
porém só os iniciados lhe possuíam as chaves.¹
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O ensinamento era basicamente oral, transmitido de boca a
boca sob a forma de estrofes, em inúmeros versos, que foram mais tarde
divulgados pelos bardos, que eram iniciados.¹
Na época em que as Triades passaram a ser escritas, o
cristianismo já havia penetrado na Gália. É possível, como supõem alguns
críticos, que isso tenha influído sobre a redação delas, nalguns pontos. No
conjunto, essa obra-prima conserva sua poderosa originalidade, sobretudo na
visão que oferece da ascensão da alma desde o fundo do abismo, annoufn,
até as alturas sublimes de gwynfyd. O cristianismo silenciou
a respeito da evolução dos seres inferiores e tudo que diz respeito à vida em
todos os níveis abaixo do humano, e isso constitui
uma lacuna considerável na explicação das leis da vida. ¹
Lógica Trinária
Muitos daqueles que estudaram os
Celtas, Gaélicos ou outros, perceberam que entre eles havia outra forma de
lógica. O que era esta lógica, só agora estamos começando a especular. Nós
costumamos ver as coisas em termos de sim ou não: mesmo “talvez” tem a
conotação implícita de que eventualmente o “sim” ou o “não” se aplicará ao
caso. No entanto, nas Tríades, vemos o que parece ser um método onde é dado um
exemplo, depois outro, depois um terceiro que parece ser o ponto-chave da
questão.²
Observando algumas Triades e a
semelhança de conceitos:
- Três coisas que mais beneficiam uma
pessoa: pobreza, doença, e filhos; pois por meio deles se pode aprender muito
que não seria conhecido de outro modo.
- Três coisas necessárias aos que
cometeram erros: reconhecer seu erro, buscar a justiça, e oferecer reparação.
- Três raízes de todos os males:
cobiça, falsidade, e arrogância.
De acordo com as Triades, existem três
fases ou níveis de existência: em Annoufn, ou nível da necessidade, o
ser começa nas formas mais rudimentares. Em Abred, ele evolui de vida
em vida no seio das humanidades e adquiri a consciência e o livre-arbítrio.
Enfim, em Gwynfyd ele goza da plenitude da existência e de todos os seus
atributos, liberto das formas físicas e da morte. Eleva-se à mais alta
perfeição e atinge o plano da felicidade.¹
A ideia básica do druidismo é a ideia
de um Deus, único, eterno, infinito. A primeira Triade o expressa
formalmente, e a noção de Deus se desenvolve nas seguintes:
1ª - Há três unidades primitivas, e de
cada qual só pode haver uma única: um Deus, uma verdade; um ponto de liberdade,
isto é, o ponto onde se encontra o equilíbrio de toda oposição.
2ª - Três coisas procedem de três
unidades primitivas primordiais: toda a vida, todo o bem e todo o poder.
3ª - Deus é necessariamente três
coisas, a saber: a parte maior da vida, a parte maior do conhecimento e a parte
maior do poder.
4ª - Três coisas que Deus não pode
deixar de ser: o que deve constituir o perfeito bem, o que deve querer o
perfeito bem, o que deve realizar o perfeito bem.
5ª - Três garantias do que Deus fez e
fará: seu poder infinito, sua sabedoria infinita e seu amor infinito, pois não
há nada que não possa ser feito, que não possa se tornar real e que não possa
ser determinada por esses atributos.
Tomando o Livro dos Espíritos (Kardec) vamos
encontrar:
O que é Deus?
1 - Deus
é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.
E nos Atributos da Divindade:
13
- Deus é eterno, imutável, imaterial, único, todo-poderoso e soberanamente
justo e bom.
Incontestável a realidade de que Kardec
encontrou campo fértil em terras francesas para florescimento do Espiritismo,
de forma semelhante ao florescimento do Cristianismo que encontrou campo fértil
nas terras da Palestina.
E por fim constatamos que há uma
essência pura imutável que rege todo o progresso e evolução da criação Divina,
independente do tempo e do espaço, dos fluidos pesados ou sutis, da matéria ou da
anti-matéria, das sombras ou da Luz. Tudo tem um início e um fim na Sabedoria Eterna,
no Amor Eterno, no Justo e no Bom.
(1) - León Denis - O Gênio Celta e o Mundo Invisível.
(2) - Uma Coleção de
Tríades, Leis, Costumes e Sabedoria Tradicional do Povo Celta Pré-Cristão do
que é hoje Escócia, Irlanda e Gales - John F. Wright.
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