CASA DE ORAÇÃO PORTO ESPERANÇA
ORIENTAÇÃO PARA MELHOR CONDUÇÃO
DO SEU ATENDIMENTO
Ter a oportunidade de conversar com uma entidade incorporada em um médium
comprometido com a espiritualidade superior é um privilégio para o consulente,
para o médium e até mesmo para o próprio guia.
Independentemente
da condição em que nos encontramos, sem exceção, estamos em evolução e o que
diferencia a evolução de cada um são os pensamentos, sentimentos, palavras e
ações, enfim, as atitudes e posturas do nosso cotidiano.
Quando
nos dirigimos a um Centro de Umbanda estamos em busca de algo e muitas vezes esquecemos
que esse algo não virá de fora e muito menos cair do céu.
Com
certeza vai depender do nosso merecimento e do nosso trabalho. Vai também
depender da nossa disposição e disciplina.
Outra
coisa comum de que se esquece é que nenhuma situação se forma da noite para o
dia.
São
longos os períodos de nossas existências sem ação e sem reflexão que exigem
persistência e equilíbrio para superação das condições adversas.
Dificilmente
uma situação que demorou muito tempo para se formar se resolverá numa única
consulta mediúnica.
Dependendo
da ótica que você lê esse texto pode ficar a impressão de passividade e de que
sempre estamos errados. Nem sempre é assim.
Paciência,
resignação e persistência são os requisitos para o progresso.
Sim,
temos que trabalhar tudo isso, mas se você, assim como eu, prefere ter uma
atitude mais participativa, mais ativa, podemos pensar em algumas idéias para
melhorar nossos atendimentos com os guias espirituais.
Algumas sugestões:
Seja
bem-vindo, mas venha com boa fé. Saia de sua casa com reta intenção.
No Centro de Umbanda não se pratica jogos
de adivinhação, cartas, tarô ou qualquer outro meio. Praticamos Umbanda, isso
significa que a consulta é única e exclusivamente feita com a entidade que está
incorporada em seu médium. Não fazemos trabalhos de amarração ou desfazemos famílias,
se você não tem a capacidade de conquistar alguém por si próprio, não será
através de magia que isso irá acontecer. Não cobramos absolutamente nada na
consulta. Se algum integrante da corrente mediúnica pedir dinheiro, favor,
material em troca de consulta, comunique aos dirigentes do Centro
imediatamente, pois qualquer tipo de cobrança vai contra a conduta de nossa
casa. Chegue com antecedência e não em cima da hora. Solicite se for o caso,
sua entrada em horário diferenciado. Bebidas alcoólicas, drogas e carne
vermelha devem ser evitadas no dia de seu atendimento.
Organize
seus pensamentos e sentimentos.
Antes mesmo de chegar ao Centro vá pensando
nas suas prioridades. Durante a abertura dos trabalhos concentre-se e reflita
em silêncio sobre o que você almeja e o que realmente você foi fazer lá. Na
frente do guia sabemos que muitas vezes dá o “branco” e nem sabemos direito o
que falar, mas se já é difícil para a gente imagine para o guia entender o que
passa dentro da nossa cabeça tendo ainda o médium como intermediário. Não
duvidamos da capacidade das entidades, porém, se podemos facilitar para quê
complicar? Uma boa consulta não é aquela que demora horas e sim aquela que é
objetiva. Abra seu coração, exponha seus medos, angústias e peça a ajuda,
deixando o orgulho de lado. Caso não tenha o que pedir, simplesmente peça uma
benção e agradeça pela oportunidade.
Para
fazer algo por alguém, temos que estar primeiramente bem conosco mesmo.
Estamos sempre pensando nos outros, nos
nossos familiares, amigos ou mesmo inimigos. Concentre-se em você. Não, isso
não é egoísmo, é um caminho para solução dos problemas, primeiro porque você
não interfere no livre arbítrio de terceiros e segundo porque é você quem está
lá e não os outros. Sei que pode parecer cruel “deixar de pensar nas pessoas”,
mas não dá para tirar os outros do buraco se você ainda estiver dentro dele. O
máximo que vai acontecer é os outros subirem sobre você para tentarem sair do
buraco. De forma prática, acenda somente suas velas, prepare somente seus
banhos, faça somente suas orações e trabalhe seu íntimo. Nem precisa dizer que
trocar informações sobre sua consulta com o próximo é tão errado quanto usar a
receita médica de outro paciente para curar a sua doença. Não sejamos
hipócritas, se um quinto das pessoas realmente pensasse e agisse em prol do
próximo nossa sociedade seria outra.
Se
vista adequadamente e tenha postura corporal adequada.
Grande parte da população
normalmente usa trajes de acordo com a situação ou ocasião. No matrimônio
utilizam-se roupas de casamento, para nadar utilizam-se trajes de banho e é
assim para o trabalho, para dormir, para passear no parque ou praticar
esportes. Seguindo o mesmo raciocínio seria natural ir ao templo religioso com
roupas adequadas para isso, ou seja, claras, de tamanho adequado para o
ambiente, sem marcar calcinha fio dental; evitando, bonés, bermudas, camisetas
regatas, shorts, calções, roupas transparentes, saias curtas, camisetas
alusivas a times de futebol e partidos políticos e decotes. Sim, vivemos num
país predominantemente tropical e o calor beira ao absurdo, mas nada impede
você de levar uma camiseta branca na sua bolsa ou mala e vesti-la instantes
antes do atendimento. Não fique preocupado se essa camiseta que você trouxe combina
ou não com o restante de seu traje, o atendimento é para o espírito e não para
a etiqueta da vestimenta. Centro não é passarela ou lugar de “azaração”.
Preste
atenção na sua consulta.
Durante o atendimento procure prestar o
máximo de atenção no que está sendo dito para você. Não tente escutar conversas
de outras consultas e nem fique olhando para o que acontece do lado, mesmo que
seja um descarrego daqueles “bem barulhentos”. Quanto mais atenção você prestar
no guia que está falando com você mais rápida e eficiente será sua consulta,
você terá menos dúvidas e, de quebra, você não leva para casa carga dos outros
consulentes devido ao merecimento por ser xereta. Não saia da frente da
entidade com dúvidas. Pergunte ao cambone que está auxiliando no passe todo o
tipo de dúvida que tiver.
Seja
franco e verdadeiro.
Se você não puder fazer os banhos,
defumações, oferendas e tudo mais, diga logo ao guia. Ele não vai te bater e
nem ficar ofendido. Juntos vocês encontrarão alternativas viáveis. Agora se
você se comprometeu a fazer o que lhe foi proposto então FAÇA e FAÇA DIREITO.
Tudo que lhe é passado para fazer em um atendimento tem um propósito, um
objetivo e muito provavelmente tem prazo de validade. Não dá para fazer neste
carnaval o que foi pedido na Páscoa do ano passado. Ah, e tem outra… Não fazer
e falar que fez é tão infantil quanto dizer que estudou para a prova e na hora
H ganhar aquele zero. Mais cedo ou mais tarde a verdade aparece e quem sofre as
maiores conseqüências é você e as pessoas que gostam realmente de você.
Vibre
sempre energias positivas.
O número da sua ficha de atendimento é 30 e
ainda estão chamando o número 10? Parabéns! Isso significa que você terá mais
tempo para refletir e pensar em como melhorar sua vida rezando num templo
religioso! Reclamar, ficar levantando para fazer nada, cochichar e falar sobre
futilidades é um grande favor que você faz ao baixo astral. Sim, toda energia
trabalhada tem que fluir para algum lugar e graças à lei da afinidade você pode
entrar no Centro com um probleminha e sair com 80 novos problemões. Seja
prudente, vibre sempre energias positivas, em silêncio e no seu quadrado.
Acabou
a consulta, fique em oração ou vá fazer suas coisas.
Encontros sociais, conversas com parentes,
discussões sobre política, religião e futebol ou mesmo matar saudade de
conhecidos são coisas para serem feitas em lugares mais apropriados como uma
lanchonete, um churrasco de domingo ou mesmo lá na padaria ou no café do
supermercado 24 horas. O baixo astral é persistente e age sempre na sutileza,
portanto, quanto menos brechas você der melhor será para você e para os guias
que se esforçaram bastante para buscar soluções no seu atendimento. Se quiser
ver o fechamento da gira, fique em silêncio e oração.
Procure
saber mais a respeito.
Há quanto tempo você é assistido num Centro?
Muito? Parabéns de novo! Ou você está com medo de responsabilidade ou então
está acomodado demais esperando os “banhos da semana”. Procure cursos,
participe dos grupos de estudos, leia um bom livro, vá estudar! Entendendo mais
sobre o assunto aumentam as chances de você fazer mais e melhor. Os problemas
não vão acabar, mas quanto mais desafios você superar nesta vida mais pleno
ficará seu espírito e maior será sua contribuição para a evolução dos seres.
Você é médium de outra casa, ativo ou não,
seja bem-vindo, mas…
Se
você é médium ativo de outra casa e está apenas visitando, seja bem-vindo e que
venha com muita luz. Temos a postura e propósito que a Umbanda precisa da integração
e amizades entre Centros para fortalecer a religião. Caso tenha vindo para
pedir ajuda, primeiro tenha a consciência que tem um dirigente na casa que você
está que também pode te ajudar. Veja primeiro se as regras de sua casa lhe
permite estar em outra. Avise sua casa que está indo em outra e traga o
dirigente de sua casa também para nos conhecer. Caso você seja um médium
desligado e está procurando em nossa casa a conduta para a continuidade de sua
mediunidade, venha tomar o passe, conhecer nossos dirigentes, entidades e a
corrente. Veja se realmente está com o propósito de assumir uma nova
responsabilidade e mais, saia do seu antigo Centro pela mesma porta que entrou,
dá frente e bem resolvido. O trabalho espiritual é voltado para quem realmente
precisa, acredita e trabalha.
Confie em você mesmo e tenha fé.
Ninguém
é obrigado a ficar em um Centro onde não se sinta bem, mas ficar indo em vários
Centros ao mesmo tempo é igual a iniciar o tratamento de uma doença em diversos
médicos simultaneamente: além de gastar tempo e dinheiro seu corpo sofre com medicamentos
diferentes. Centro de Umbanda não é hotel cuja classificação se faz por
estrelas. É preciso ter fé, acreditar, ser racional e paciente, portanto confie
na sua escolha, analise e seja crítico consigo mesmo para não perder o seu
tempo, o tempo dos médiuns e o tempo dos guias. Ir a sete terreiros diferentes
na mesma semana significa que você, no mínimo, ocupou o lugar de outros seis
irmãos que precisam de consulta. Não seja egoísta.
Incorporação
de consulente em nosso Centro.
Muitas vezes, os consulentes dizem: “Preciso
me desenvolver”. Concordamos. Se você tem mediunidade aflorada, precisa desenvolver
mesmo. Mas desenvolvimento não ocorre indo uma vez ou outra em algum Centro,
incorpora, sai e vai para o barzinho, churrasco, motel, etc. O desenvolvimento
se dá praticando a Umbanda, trabalhando, participando da abertura da gira,
defumação, oração, cambonando e quem sabe o dia que for permitido, incorporando
e atendendo e encerrando a gira. Começo, meio e fim. Resumindo, quer desenvolver?
Procure um Centro que lhe atenda nas suas expectativas e coloque a roupa
branca. Quer tomar somente passe? Venha tomar seu passe, falar e conversar e
só.
Escolha
de passe na Casa de Oração Porto Esperança.
Acreditamos que todas as entidades e seus
médiuns são capazes da mesma vibração e energia em lhe proporcionar algo de
bom. Portanto, aconselhamos firmemente que não seja escolhido quem lhe dará o passe.
Devemos sempre agir com prudência e respeitar todos aqueles que participam da
gira.
Regras
de bem estar a todos.
Mantenha o silêncio. Não fume no recinto. Não
pegue nada que não tenha sido oferecido. Não traga animais. Não masque
chicletes ou chupe balas (a não ser que lhe sejam oferecidas). Evite fofocas e
conversas de futilidades, afinal Centro de Umbanda não é clube. Recomendamos
que crianças sejam trazidas para tomar passe, preferencialmente, nas giras de Preto-Velhos,
Caboclos e Crianças.
Tomadas fotográficas e filmagens somente
com a DEVIDA AUTORIZAÇÃO DOS DIRIGENTES DA CASA.
Precisamos sair da passividade e assumir uma postura mais centrada e
inteligente para fazer da nossa Umbanda uma religião de respeito.
Clareza e verdade é bom para todo mundo e
disciplina ao contrário do que muita gente pensa, não é escravidão, é
liberdade!
Bom
passe e seja feliz!
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