domingo, 17 de abril de 2016

ORIENTAÇÃO PARA MELHOR CONDUÇÃO DO SEU ATENDIMENTO


CASA DE ORAÇÃO PORTO ESPERANÇA

ORIENTAÇÃO PARA MELHOR CONDUÇÃO DO SEU ATENDIMENTO



Ter a oportunidade de conversar com uma entidade incorporada em um médium comprometido com a espiritualidade superior é um privilégio para o consulente, para o médium e até mesmo para o próprio guia.
Independentemente da condição em que nos encontramos, sem exceção, estamos em evolução e o que diferencia a evolução de cada um são os pensamentos, sentimentos, palavras e ações, enfim, as atitudes e posturas do nosso cotidiano.
Quando nos dirigimos a um Centro de Umbanda estamos em busca de algo e muitas vezes esquecemos que esse algo não virá de fora e muito menos cair do céu.
Com certeza vai depender do nosso merecimento e do nosso trabalho. Vai também depender da nossa disposição e disciplina.
Outra coisa comum de que se esquece é que nenhuma situação se forma da noite para o dia.
São longos os períodos de nossas existências sem ação e sem reflexão que exigem persistência e equilíbrio para superação das condições adversas.
Dificilmente uma situação que demorou muito tempo para se formar se resolverá numa única consulta mediúnica.
Dependendo da ótica que você lê esse texto pode ficar a impressão de passividade e de que sempre estamos errados. Nem sempre é assim.
Paciência, resignação e persistência são os requisitos para o progresso.
Sim, temos que trabalhar tudo isso, mas se você, assim como eu, prefere ter uma atitude mais participativa, mais ativa, podemos pensar em algumas idéias para melhorar nossos atendimentos com os guias espirituais.


Algumas sugestões:


Seja bem-vindo, mas venha com boa fé. Saia de sua casa com reta intenção.
No Centro de Umbanda não se pratica jogos de adivinhação, cartas, tarô ou qualquer outro meio. Praticamos Umbanda, isso significa que a consulta é única e exclusivamente feita com a entidade que está incorporada em seu médium. Não fazemos trabalhos de amarração ou desfazemos famílias, se você não tem a capacidade de conquistar alguém por si próprio, não será através de magia que isso irá acontecer. Não cobramos absolutamente nada na consulta. Se algum integrante da corrente mediúnica pedir dinheiro, favor, material em troca de consulta, comunique aos dirigentes do Centro imediatamente, pois qualquer tipo de cobrança vai contra a conduta de nossa casa. Chegue com antecedência e não em cima da hora. Solicite se for o caso, sua entrada em horário diferenciado. Bebidas alcoólicas, drogas e carne vermelha devem ser evitadas no dia de seu atendimento.
Organize seus pensamentos e sentimentos.
Antes mesmo de chegar ao Centro vá pensando nas suas prioridades. Durante a abertura dos trabalhos concentre-se e reflita em silêncio sobre o que você almeja e o que realmente você foi fazer lá. Na frente do guia sabemos que muitas vezes dá o “branco” e nem sabemos direito o que falar, mas se já é difícil para a gente imagine para o guia entender o que passa dentro da nossa cabeça tendo ainda o médium como intermediário. Não duvidamos da capacidade das entidades, porém, se podemos facilitar para quê complicar? Uma boa consulta não é aquela que demora horas e sim aquela que é objetiva. Abra seu coração, exponha seus medos, angústias e peça a ajuda, deixando o orgulho de lado. Caso não tenha o que pedir, simplesmente peça uma benção e agradeça pela oportunidade.
Para fazer algo por alguém, temos que estar primeiramente bem conosco mesmo.
Estamos sempre pensando nos outros, nos nossos familiares, amigos ou mesmo inimigos. Concentre-se em você. Não, isso não é egoísmo, é um caminho para solução dos problemas, primeiro porque você não interfere no livre arbítrio de terceiros e segundo porque é você quem está lá e não os outros. Sei que pode parecer cruel “deixar de pensar nas pessoas”, mas não dá para tirar os outros do buraco se você ainda estiver dentro dele. O máximo que vai acontecer é os outros subirem sobre você para tentarem sair do buraco. De forma prática, acenda somente suas velas, prepare somente seus banhos, faça somente suas orações e trabalhe seu íntimo. Nem precisa dizer que trocar informações sobre sua consulta com o próximo é tão errado quanto usar a receita médica de outro paciente para curar a sua doença. Não sejamos hipócritas, se um quinto das pessoas realmente pensasse e agisse em prol do próximo nossa sociedade seria outra.
Se vista adequadamente e tenha postura corporal adequada.
Grande parte da população normalmente usa trajes de acordo com a situação ou ocasião. No matrimônio utilizam-se roupas de casamento, para nadar utilizam-se trajes de banho e é assim para o trabalho, para dormir, para passear no parque ou praticar esportes. Seguindo o mesmo raciocínio seria natural ir ao templo religioso com roupas adequadas para isso, ou seja, claras, de tamanho adequado para o ambiente, sem marcar calcinha fio dental; evitando, bonés, bermudas, camisetas regatas, shorts, calções, roupas transparentes, saias curtas, camisetas alusivas a times de futebol e partidos políticos e decotes. Sim, vivemos num país predominantemente tropical e o calor beira ao absurdo, mas nada impede você de levar uma camiseta branca na sua bolsa ou mala e vesti-la instantes antes do atendimento. Não fique preocupado se essa camiseta que você trouxe combina ou não com o restante de seu traje, o atendimento é para o espírito e não para a etiqueta da vestimenta. Centro não é passarela ou lugar de “azaração”.

Preste atenção na sua consulta.
Durante o atendimento procure prestar o máximo de atenção no que está sendo dito para você. Não tente escutar conversas de outras consultas e nem fique olhando para o que acontece do lado, mesmo que seja um descarrego daqueles “bem barulhentos”. Quanto mais atenção você prestar no guia que está falando com você mais rápida e eficiente será sua consulta, você terá menos dúvidas e, de quebra, você não leva para casa carga dos outros consulentes devido ao merecimento por ser xereta. Não saia da frente da entidade com dúvidas. Pergunte ao cambone que está auxiliando no passe todo o tipo de dúvida que tiver.
Seja franco e verdadeiro.
Se você não puder fazer os banhos, defumações, oferendas e tudo mais, diga logo ao guia. Ele não vai te bater e nem ficar ofendido. Juntos vocês encontrarão alternativas viáveis. Agora se você se comprometeu a fazer o que lhe foi proposto então FAÇA e FAÇA DIREITO. Tudo que lhe é passado para fazer em um atendimento tem um propósito, um objetivo e muito provavelmente tem prazo de validade. Não dá para fazer neste carnaval o que foi pedido na Páscoa do ano passado. Ah, e tem outra… Não fazer e falar que fez é tão infantil quanto dizer que estudou para a prova e na hora H ganhar aquele zero. Mais cedo ou mais tarde a verdade aparece e quem sofre as maiores conseqüências é você e as pessoas que gostam realmente de você.
Vibre sempre energias positivas.
O número da sua ficha de atendimento é 30 e ainda estão chamando o número 10? Parabéns! Isso significa que você terá mais tempo para refletir e pensar em como melhorar sua vida rezando num templo religioso! Reclamar, ficar levantando para fazer nada, cochichar e falar sobre futilidades é um grande favor que você faz ao baixo astral. Sim, toda energia trabalhada tem que fluir para algum lugar e graças à lei da afinidade você pode entrar no Centro com um probleminha e sair com 80 novos problemões. Seja prudente, vibre sempre energias positivas, em silêncio e no seu quadrado.
Acabou a consulta, fique em oração ou vá fazer suas coisas.
Encontros sociais, conversas com parentes, discussões sobre política, religião e futebol ou mesmo matar saudade de conhecidos são coisas para serem feitas em lugares mais apropriados como uma lanchonete, um churrasco de domingo ou mesmo lá na padaria ou no café do supermercado 24 horas. O baixo astral é persistente e age sempre na sutileza, portanto, quanto menos brechas você der melhor será para você e para os guias que se esforçaram bastante para buscar soluções no seu atendimento. Se quiser ver o fechamento da gira, fique em silêncio e oração.
Procure saber mais a respeito.
Há quanto tempo você é assistido num Centro? Muito? Parabéns de novo! Ou você está com medo de responsabilidade ou então está acomodado demais esperando os “banhos da semana”. Procure cursos, participe dos grupos de estudos, leia um bom livro, vá estudar! Entendendo mais sobre o assunto aumentam as chances de você fazer mais e melhor. Os problemas não vão acabar, mas quanto mais desafios você superar nesta vida mais pleno ficará seu espírito e maior será sua contribuição para a evolução dos seres.
Você é médium de outra casa, ativo ou não, seja bem-vindo, mas…

Se você é médium ativo de outra casa e está apenas visitando, seja bem-vindo e que venha com muita luz. Temos a postura e propósito que a Umbanda precisa da integração e amizades entre Centros para fortalecer a religião. Caso tenha vindo para pedir ajuda, primeiro tenha a consciência que tem um dirigente na casa que você está que também pode te ajudar. Veja primeiro se as regras de sua casa lhe permite estar em outra. Avise sua casa que está indo em outra e traga o dirigente de sua casa também para nos conhecer. Caso você seja um médium desligado e está procurando em nossa casa a conduta para a continuidade de sua mediunidade, venha tomar o passe, conhecer nossos dirigentes, entidades e a corrente. Veja se realmente está com o propósito de assumir uma nova responsabilidade e mais, saia do seu antigo Centro pela mesma porta que entrou, dá frente e bem resolvido. O trabalho espiritual é voltado para quem realmente precisa, acredita e trabalha.

Confie em você mesmo e tenha fé.

Ninguém é obrigado a ficar em um Centro onde não se sinta bem, mas ficar indo em vários Centros ao mesmo tempo é igual a iniciar o tratamento de uma doença em diversos médicos simultaneamente: além de gastar tempo e dinheiro seu corpo sofre com medicamentos diferentes. Centro de Umbanda não é hotel cuja classificação se faz por estrelas. É preciso ter fé, acreditar, ser racional e paciente, portanto confie na sua escolha, analise e seja crítico consigo mesmo para não perder o seu tempo, o tempo dos médiuns e o tempo dos guias. Ir a sete terreiros diferentes na mesma semana significa que você, no mínimo, ocupou o lugar de outros seis irmãos que precisam de consulta. Não seja egoísta.

Incorporação de consulente em nosso Centro.
Muitas vezes, os consulentes dizem: “Preciso me desenvolver”. Concordamos. Se você tem mediunidade aflorada, precisa desenvolver mesmo. Mas desenvolvimento não ocorre indo uma vez ou outra em algum Centro, incorpora, sai e vai para o barzinho, churrasco, motel, etc. O desenvolvimento se dá praticando a Umbanda, trabalhando, participando da abertura da gira, defumação, oração, cambonando e quem sabe o dia que for permitido, incorporando e atendendo e encerrando a gira. Começo, meio e fim. Resumindo, quer desenvolver? Procure um Centro que lhe atenda nas suas expectativas e coloque a roupa branca. Quer tomar somente passe? Venha tomar seu passe, falar e conversar e só.
Escolha de passe na Casa de Oração Porto Esperança.
Acreditamos que todas as entidades e seus médiuns são capazes da mesma vibração e energia em lhe proporcionar algo de bom. Portanto, aconselhamos firmemente que não seja escolhido quem lhe dará o passe. Devemos sempre agir com prudência e respeitar todos aqueles que participam da gira.
Regras de bem estar a todos.
Mantenha o silêncio. Não fume no recinto. Não pegue nada que não tenha sido oferecido. Não traga animais. Não masque chicletes ou chupe balas (a não ser que lhe sejam oferecidas). Evite fofocas e conversas de futilidades, afinal Centro de Umbanda não é clube. Recomendamos que crianças sejam trazidas para tomar passe, preferencialmente, nas giras de Preto-Velhos, Caboclos e Crianças.
Tomadas fotográficas e filmagens somente com a DEVIDA AUTORIZAÇÃO DOS DIRIGENTES DA CASA.


Precisamos sair da passividade e assumir uma postura mais centrada e inteligente para fazer da nossa Umbanda uma religião de respeito.
Clareza e verdade é bom para todo mundo e disciplina ao contrário do que muita gente pensa, não é escravidão, é liberdade!


Bom passe e seja feliz!


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