sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Sorriso Mental – Livro Vibrações de Paz em Família – Estudo 48.1 – Wanderley Oliveira / Espírito Ermance Dufaux.

 


Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. (Mateus 7:7)

Hoje, talvez, você possa até estar abatido pelo pessimismo ou pela dor, e adota, assim, penoso retraimento íntimo em reclusão psicológica do mundo.

Nesse instante de dor interior, você assevera sobre o desgosto de conviver e trabalhar, emudecendo as palavras de alegria e impedindo suas manifestações de felicidade.

Aceite seus sentimentos e acolha seu estado com pleno reconhecimento de seu cansaço ou decepção. Não se cobre por sentir algo que imagina não ser justo ou que não deveria se permitir sentir.

O sorriso é o movimento mental de abertura para a vida e a mensagem altaneira (elevada) de aceitação. O sorriso promove a energia do amor em torno de seus passos. Ele começa na mente ao abrigar você no terno manto da bondade para consigo mesmo.

Abra um largo sorriso mental para se acolher com ternura e compaixão e perceberá que, imediatamente, abrirá um largo sorriso nos lábios, refletindo seu clima espiritual, como sinal evidente de que a fé trouxe sossego e reequilíbrio ao seu coração.

Lembre-se dos ensinamentos do Mestre Jesus: “Buscai, e encontrareis”.

 

Observação 1.

Um dos participantes do grupo de ontem fez uma importante manifestação a respeito do título do texto: “Se desejamos algo, imprescindível pedir para obtê-lo, é imprescindível buscar para encontrar e, imprescindível bater para que se abram as oportunidades”. Isto posto, podemos afirmar que, se desejamos alguma coisa,  a aquisição demanda esforço do solicitante.

Observação 2.

Temos pleno conhecimento que o corpo físico demonstra o que vai pelo espírito, tanto é que, não existe corpo denso doente e sim espírito doente que através do perispírito danificado, necessitando de reajuste, expurga o fluído deletério através do corpo físico. A reencarnação propicia, além da oportunidade de progresso espiritual através do estudo e da caridade, também a melhoria do estado geral do espírito.

Vejam que o sorriso físico é precedido do sorriso mental como tratado pelo autor do estudo e, sendo assim, necessário é conservar nosso equilíbrio espiritual o quanto pudermos para nos manter confortavelmente conosco mesmo produzindo um estado de alegria e aceitação da vida.

Buda, em seus ensinamentos, trata de esclarecer que a insatisfação traz todas as dificuldades para o espírito humano. A não aceitação de si mesmo e das condições da vida hora experimentada, cria um emaranhado de problemas que só tende a fermentar, multiplicar-se e consequentemente frear a evolução do espírito.

Portanto, sorrir, é o melhor remédio para os sofrimentos da alma, desde que, racionalizados e compreendidos.

O que nos impede de sermos felizes que não a falta de esperança no futuro? Jesus em suas sábias palavras nos exorta a viver um dia de cada vez tendo a certeza de que o amanhã pertence a Deus e ninguém mais.

Tenhamos mais fé e menos dúvidas, e vamos sorrir hoje e sempre.



sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Arrependimento e Remorso – Livro Vibrações de Paz em Família – Estudo 47.1 – Wanderley Oliveira / Espírito Ermance Dufaux.

 

Arrependimento e RemorsoLivro Vibrações de Paz em Família – Estudo 47.1 – Wanderley Oliveira / Espírito Ermance Dufaux.


Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento. (Mateus 3:8)


É preciso livrar-nos dos momentos de descuido e das decisões infelizes que trazem arrependimento ao coração.

Muitas vezes você terá de palmilhar longa estrada de reerguimento que vão exigir de você vasta cota de trabalho e paciência no recomeço.

Neste momento, vigie para não se enredar no remorso improdutivo, no qual permanecerá remoendo feridas e recordações sem avançar no rumo do amanhã libertador.

Considere que o arrependimento é o sentimento com o qual a vida interior leva você a reavaliar o passado, visando a um futuro com mais sabedoria e cuidado.

O remorso aprisiona. O arrependimento motiva.

O remorso subtrai a inteligência. O arrependimento ilumina as alternativas de reconstrução.

Vigie sua jornada de recuperação, a fim de não aceitar que o desânimo abrace seu estado de arrependimento, levando você à ociosidade e ao vício.

Os frutos dignos do arrependimento são obra divina de redenção e estabelecem, na alma, a força de continuar e persistir onde muitos desistem e se acomodam.

Procure fazer o mesmo. Você pode!

 

Comentário 1 -

Quando imersos no remorso, em um ciclo vicioso de amarguras, aflições, angústias, desgostos e mágoas, não logramos espaço para a devida reflexão. Ficamos remoendo as tristezas num processo de interiorização da culpa e consequentemente sem a possibilidade de raciocinar e sair da crise.

O arrependimento consciente embasado na reflexão saudável nos torna aptos a reprogramar nossos sentimentos e avançar em direção à correção de rumo.


Comentário 2 – Vejamos:

Segundo nossas crenças, Deus nos criou à sua imagem e semelhança, isto é, em algum tempo, em algum lugar, estaremos em sua presença e nos apresentaremos, como Jesus asseverou, Deuses. Evidente que, há somente um Deus, e compreendemos perfeitamente que o Mestre estava se referindo à nossa possibilidade de Evolução Espiritual infinita.

O que significa Evoluir Espiritualmente? No meu entender se trata de Expandir a Consciência (Princípio Inteligente, Espírito) indefinidamente. Considerando esta possibilidade, estaremos aptos a “Compreender Deus”. Estaremos imersos Nele.

De nada adianta para nossa evolução espiritual ficarmos nos culpando sem que tenhamos uma ação renovadora. Nossa consciência é nosso rumo. Nossa consciência desperta aos poucos e sempre, e podemos afirmar que, o que um dia no passado nos agradava e confortava, muito provavelmente hoje, não nos contenta mais. Evoluímos em compreensão e entendimento.

Portanto, voltar ao passado, e continuar martelando nosso espírito com dúvidas, agonias e desespero, é um retrocesso do qual não necessitamos.

Bom para todos nós é fortalecer nossas convicções de “Vida Infinita” e trabalhar incessantemente para alcançarmos o progresso de cada dia.

Quem merece, recebe.

Arrependimento sem remorso, com proveito das oportunidades para rever nossos conceitos e aplicá-los com sabedoria é uma estrada iluminada para Deus.



sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Perante o mal, sempre o bem – Livro Vibrações de Paz em Família – Estudo 46.1 – Wanderley Oliveira / Espírito Ermance Dufaux.

 

 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Romanos 12:21)

Poucos passam pela vida sem ser envolvido pelas sombras espessas do mal. Em qualquer circunstância, porém, recorde que a sombra só pode ser diluída sob a força expressiva da luz que espalha o bem.

O mal por si só não existe. O mal é a ausência do bem, assim como, o frio é a ausência do calor. Se mantivermos nossos pensamentos equilibrados e luminosos, não haverá escuridão que nos cerque.

 

Revidar ofensas ou vingar a lesão que o feriu é o mesmo que atirar combustível inflamável em fogo ardente.

Todo pensamento atrai iguais, portanto, se estivermos motivados a praticar o bem e sermos mansos de coração, a fim de amenizar atritos, estaremos semeando a brandura e o entendimento entre os homens.

 

Correntes vigorosas de energias se formam em torno das ações maléficas, contaminando e intoxicando quem as absorve.

Vejam: o baixo nível de vibrações ainda predomina em nossa humanidade e,

não estamos imunes às suas ações deletérias. Basta um deslize de nossa parte e nos veremos imersos em energias desagradáveis, cabendo a cada um, envolver-se ou não. A educação de nossos pensamentos é fundamental para nos proteger de nossos próprios pensamentos indesejáveis, não os absorvendo.

 

Decerto, ante os golpes ferinos da crueldade ou do desrespeito, pensará em justiça e ressarcimento.

Reflita na sabedoria da árvore do sândalo, que sob o golpe da lâmina perfuma o ambiente sem reclamar.

Prudência e esperança, desprendimento e compaixão, em muitas situações, são escolhas conscientes de quem não quer alongar os efeitos do mal em si mesmo.

Lembremo-nos da Lei do Retorno, da Lei da Ação e Reação. Muitas vezes é necessária muita coragem para esquecer o mal que nos fere. Diz a sabedoria popular e com razão: “Vale mais um mau acordo do que uma boa demanda”.

 

Ainda que apele por justiça, proteja-se, na intimidade, contra as armadilhas do mal, que podem aprisioná-lo nas frias masmorras do ódio e da descrença, arruinando seus dias com mais aflições e fel.

Este trecho da leitura chama nossa atenção para não nos envolvermos nas teias do “Mal”. Com certeza sabemos como começa uma discussão, mas nem sempre temos a noção de como terminará. Analisar as consequências de nossos atos ainda é a melhor escolha para nossa serenidade e paz.

 

Tenha coragem de acender a luz do amor e busque em Deus as forças que lhe faltam.

Podemos caminhar com mil homens, mas no fim, seremos nós por nós mesmos e Deus.