sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Estados Emocionais – Livro Vibrações de Paz em Família – Estudo 45 – Wanderley Oliveira / Espírito Ermance Dufaux.

 

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Mateus, 5:8

A vida terá a coloração de seus estados emocionais, respondendo com a felicidade ou a tormenta, conforme suas escolhas diante dos testes da vida.

(Formas Pensamento - Existem três princípios gerais que permeiam a produção de qualquer forma pensamento: 1 - A qualidade do pensamento determina a cor. 2 – A natureza do pensamento determina a forma. 3 – A exatidão do pensamento determina o contorno).

Você está abatido diante das derrotas? Repouse um pouco, refaça suas energias e depois, harmoniosamente, pense nas lições que a vida lhe entrega nas dores do fracasso. (Ainda, no estado de “espírito” que nos encontramos nesta Terra, para evoluirmos é necessário o sofrimento, infelizmente. Nos lembramos com muita facilidade de nossas decepções e raramente das alegrias. E por que pensar enquanto estivermos no estado de serenidade? Porque quando equilibrados físico e espiritualmente encontraremos com muito mais facilidade as respostas para nossas dificuldades).

Encontra-se indeciso perante as opções que surgem no seu caminho? Reflita, avalie os sinais da vida, ore e decida. Mas assuma as responsabilidades sobre a decisão que tomar, pois ninguém está isento de errar.

 (Há um ditado popular que reflete bem isso: “É errando que se aprende”. Desde que não voltemos a errar. Indecisão é caminho certo para doenças do corpo e da mente).

Sente-se decepcionado pelas ocorrências inesperadas? Reaja procurando entender com otimismo que algo de muito melhor virá no futuro, se souber entender o recado que a vida lhe envia no agora.

(Interessante esta colocação: quantas vezes reagimos por instinto e não com a razão? Acredito que é salutar esperar algum tempo após alguma ocorrência desagradável para tomar uma ação mais racional. Agir por instinto e instantaneamente é caminho certo para quedas maiores. Aproveitar as oportunidades para testar nossas tendências é de bom proveito para crescer espiritualmente).

A raiva assaltou o seu coração diante de uma perda ou ofensa dolorosa? Considere que por trás de toda lesão existe um testemunho para o qual a vida conclama em favor de seu aprendizado.

(Neste caso, com maior razão é necessário agir com prudência e raciocínio para podermos usufruir de nosso próprio aprendizado. O segredo é saber o que fazer diante das provas não oferecendo brecha para nossos instintos).

Olhe com bondade para suas emoções diante dos acontecimentos de sua vida. Sem censura, reconheça-as, aceite-as e estabeleça consigo mesmo um clima de conciliação renovadora.

(Isto é amadurecimento. Vocês dirão que isto é muito difícil. Sim, mas devemos dar o primeiro passo para apaziguar nossa alma trazendo possibilidades de entendimento e de conhecimento de nós mesmos. Das nossas possibilidades. Das nossas habilidades).

A sensação de fracasso, a indecisão, a decepção e a raiva são manifestações da vida interior, que guardam, em cada circunstância, mensagens profundas e variadas em favor de seu futuro.

(Observem que cada uma das circunstâncias nos oferece a oportunidade de reverter o quadro e agregar valor a nosso favor).

Medite e você perceberá, com critério, que todas elas se destinam a fortalecê-lo, a evitar deslizes, a aprimorar suas potencialidades e a limpar seu coração para seu próprio bem.

(Para o nosso próprio bem, acredito que tudo que ocorre em nossas vidas tem uma finalidade específica, mesmo que, de imediato, não possamos aquilatar o quanto nos auxilia na evolução espiritual. Ainda não temos o discernimento de observar com os olhos da plena consciência. Muitas vezes agimos com a máxima prudência de que somos detentores e mesmo assim há fatores que fogem de nossas possibilidades de avaliação e voltamos a nos envolver em polêmicas, repetindo mais uma vez as mesmas lições, entretanto, com certeza sairemos mais fortes e zelosos).


Observação: Em Segoe Print as manifestações do autor do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário