quarta-feira, 28 de junho de 2017

Sabedoria.


Muitas vezes reclamamos de nossas vidas e dos percalços pelos quais passamos sem que tenhamos realizado uma reflexão mais profunda e observativa. Ignoramos quase que por impulso as minúcias preciosas que Deus coloca em nossos caminhos no intuito de nos preparar para serviços e tarefas mais importantes e valiosas, e perguntamos: Qual o sentido e a razão da minha existência? Por que estou aqui neste exato momento? Que diferença posso fazer na vida das pessoas e da minha própria?

Parece mesmo que as dúvidas quanto nossa existência surgem quando necessitamos de maior apoio e aconselhamento a respeito da forma como devemos dirigir nossos pensamentos para dirimir nossas incertezas e inseguranças.

Toda mudança traz consigo uma história de amadurecimento e crescimento. Uma vez satisfeitas algumas  necessidades e sonhos que tínhamos surge em nosso interior uma força que nos leva a querer mais e melhor...

"Conta-se que num país longínquo, há muitos séculos, um rei se sentiu intrigado com algumas questões. Preocupado e desejando ter respostas para elas, resolveu estabelecer um concurso no qual todas as pessoas do reino poderiam participar, a fim de que pudesse alcançar o desejado.

O prêmio seria uma enorme quantia em ouro, pedras preciosas, além de títulos de nobreza.
Seria premiado com tudo isto quem conseguisse responder a três questões: Qual é o lugar mais importante do mundo? Qual é a tarefa mais importante do mundo? Quem é o homem mais importante do mundo?

Sábios e ignorantes, ricos e pobres, crianças, jovens e adultos se apresentaram, tentando responder às três perguntas, e para desconsolo do rei, nenhum deles deu uma resposta que o satisfizesse completamente.

Em todo o território, um único homem não se apresentou para tentar responder os questionamentos. Era alguém considerado sábio, mas a quem não importavam as fortunas nem as honrarias da Terra.

O rei convocou esse homem para vir à sua presença e tentar responder suas indagações. E o velho sábio respondeu a todas:

O lugar mais importante do mundo é aquele onde você está. O lugar onde você mora, vive, cresce, trabalha e atua é o mais importante do mundo. É ali que você deve ser útil, prestativo e amigo, porque esse é o seu lugar. É o seu jardim e onde você deve cultivar a amizade.

A tarefa mais importante do mundo não é aquela que você desejaria executar, mas aquela que você deve fazer. Por isso, pode ser que o seu trabalho não seja o mais agradável e bem remunerado do mundo, mas é aquele que lhe permite o próprio sustento e da sua família.

É aquele que lhe permite desenvolver as potencialidades que existem dentro de você. É aquele que lhe possibilita exercitar a paciência, a compreensão, a disciplina e a fraternidade e torna você mais forte.

Se você não tem o que ama, importante que ame o que tem. A mínima tarefa é importante. Se você falhar, se se omitir, ninguém a executará em seu lugar, exatamente da forma e da maneira que você o faria. Seu toque é importante porque você transmite uma parte de você no que faz.

E, finalmente, o homem mais importante do mundo é aquele que precisa de você, porque é ele que lhe possibilita a mais bela das virtudes: a caridade.

A caridade é uma escada de luz. E o auxílio fraternal é oportunidade iluminativa. É a mais alta conquista que o homem poderá desejar. Este é o caminho para alcançar a liberdade do espírito.

Ouvindo as respostas tão ponderadas e bem fundamentadas, o rei o aplaudiu, agradecido. Para sua própria felicidade, descobrira um sentido para a sua vida e uma razão para sua existência nesta Terra."

Cada um de nós tem sua importância. Cada um de nós é um elo valioso na corrente da vida e devemos valorizar as relações e torná-las amigáveis e confiáveis porque todos dependem de todos. Não existe o "eu" no reino dos céus. O céu está dentro de cada um de nós e devemos senti-lo e partilhá-lo com todos.

E mais, estamos no lugar certo, na época correta, com as melhores oportunidades e com as pessoas que necessitamos para nossa evolução.

Pensemos nisso...


Texto base - Sabedoria - Autoria Ignorada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário