terça-feira, 27 de maio de 2014

Egoísmo

 "Capacidade tida como virtude pelo sujeito egoísta que pensa apenas em si e jamais em situação alguma reconhece que foi ajudado por alguém, acreditando ser merecedor de todo e qualquer esforço que fizerem por ele, acreditando ainda não ter passado de uma obrigação para com ele”.

Exemplo: Seu namorado (a) dorme, come e bebe na sua casa e quando você pede para ir ao mercado ele (a) pergunta: Quem vai pagar a gasolina?

Um sujeito egoísta é aquele que se coloca no centro do seu universo. Diferente da cultura popular que defende que o egoísta acredita que “o mundo, inclusive as pessoas ao seu redor, foram criadas para ele e somente para ele”, o egoísta na verdade é uma pessoa que se valoriza mais acima dos terceiros, mas não necessariamente desprezando-os. Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres.

Antônimos: Generoso, Desprendido, Altruísta, Abnegado, Devotado, Desinteressado (aqui colocado no sentido de não desejar retribuição).

O que é ser Egocêntrico?

Egocêntrico é um adjetivo masculino que se refere ao egocentrismo, relativo ao ego, e descreve alguém que se considera como o centro de todo o interesse. Alguns sinônimos de egocêntrico são: egoísta, narcisista (*) e metido. Com origem no latim, egocêntrico é a junção de ego (eu) e centrum (o meio de tudo, o centro) e revela a tendência de alguém para referir tudo a ele mesmo, fazendo do eu o centro do universo. Ser egocêntrico consiste em uma exagerada exaltação da própria personalidade, até a considerar como centro da atenção e de atividades gerais. Na pessoa egocêntrica se encontram a imaginação e o pensamento tão permanentemente ocupados com o próprio eu e os seus interesses que é incapaz de se colocar no lugar de outro indivíduo e de contemplar, do ponto de vista de outro eu, a matriz ou aspecto que têm as coisas e acontecimentos. (Vestir as sandálias do outro?). Os egocêntricos são sujeitos dispostos a fazer com que outros suportem as próprias dificuldades sem os ajudar, porque não se preocupam com os pensamentos, sentimentos e problemas das pessoas que os rodeiam. Também são capazes de fingir, perante si mesmos e perante os outros, por não se atreverem a enfrentar a realidade, com medo de ferir as suas próprias exigências.

Emannuel coloca o egoísmo como chaga da humanidade e assevera que é uma das causas importantes pela estagnação da evolução humana nesta Terra.

(*) – Narcisismo / Narcisista – A palavra é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um jovem e belo rapaz que rejeitou a ninfa Eco, que desesperadamente o desejava. Como punição, Narciso foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água, incapaz de levar a cabo sua paixão. Narciso cometeu suicídio por afogamento.

O que é o EGO?

1. Imagem que um indivíduo tem de si próprio.

2. Apreciação ou admiração exagerada que um indivíduo tem por si próprio. (Narcisismo) *

3. Essência da personalidade de alguém.

4. Psicologia – Designação, segundo Freud, da consciência do indivíduo, responsável pela regulação das suas ações e instintos e da percepção da realidade.

Como controlar nosso Ego? (Sabedoria Budista)

1. Não se sentir ofendido. (Todos têm o direito de expressar-se)

2. Libertar-se da necessidade de ganhar. (Sentimento de vitória. A minha opinião é que deve prevalecer sobre a dos outros).

3. Libertar-se da necessidade de ter razão. (Posso estar certo, mas a minha opinião tem exatamente o mesmo valor que a dos outros).

4. Libertar-se da necessidade de ser superior. (Devemos considerar que todos são iguais em quaisquer circunstâncias).

5. Libertar-se da necessidade de ter cada vez mais. (A verdadeira doença de nosso tempo).

6. Libertar-se da necessidade de identificar-se com seus êxitos. (Somente eu sou capaz. Sou indispensável. Obter êxitos sem a necessidade de ser rotulado por eles).

7. Libertar-se da necessidade de ter fama ou reconhecimento. (Devemos ser humildes e reconhecer que sozinho nada construímos e que somos parte de uma imensa rede de interesses e ligações dependentes uns dos outros).





Nenhum comentário:

Postar um comentário