sábado, 24 de setembro de 2022

Estado Mental – Ceifa de Luz – Chico Xavier / Emmanuel – Estudo 28

E vos renoveis no espírito do vosso sentido. - Paulo (Efésios 4:23)

A carga de condições menos felizes que trazemos de vidas passadas pode, comumente, acarretar-nos difíceis provações e privações, de caráter negativo, quando de nossa permanência na Terra.

Provavelmente, não teremos a equipe familiar tão unida como desejaríamos e nem contamos ainda com os ideais de elevação, em todos os seres queridos, segundo as nossas aspirações.

A atividade profissional, com muita freqüência, não é aquela que mais se nos harmoniza com o modo de ser, porquanto, em muitos lances da experiência, somos forçados à execução de tarefas menos agradáveis, para a regeneração de nossos impulsos inferiores.

A situação social, bastas vezes, não é a que sonhamos, uma vez que múltiplas circunstâncias nos impelem a realizar cursos de paciência e de humildade no anonimato educativo.

Obstáculos de ordem econômica, em muitos casos, se erigem como cárceres de contratempos incessantes, nos quais devemos praticar o respeito aos bens da vida, aprendendo a usá-los sem abuso e sem desperdício.

Às vezes, não possuímos, no mundo, nem mesmo o corpo físico que nos corresponda à estrutura psicológica, a fim de que saibamos trabalhar, com vistas aos nossos próprios interesses para a Vida superior.

Indiscutivelmente, nem sempre conseguimos eleger as ocorrências que nos favoreçam os melhores desejos, mas podemos, em qualquer posição, escolher o estado mental justo para aceitá-las com a possibilidade de convertê-las em trilhas de acesso ao infinito Bem; e, depois aceitá-las, construtivamente, verificamos que a Bondade de Deus nos concede a benção do trabalho, na qual ser-nos-á possível ajudar-nos para que o Céu nos ajude, abreviando qualquer período de prova, renovando o campo íntimo, sublimando a existência e acendendo a luz inapagável do espírito, em nosso próprio destino, para edificação do futuro melhor.

 

Chico Xavier - "Podeis sim, ser feliz! Mas isso tem um preço. Aceita-te como tu és, sem esperar destaque. Conserva a disciplina de teus próprios impulsos. Não faças compra alguma que não possa pagar. Não prometa o que não possa cumprir. Em matéria de afeto, vive em teus compromissos. Deus ajuda, porém, a quem busca ajudar-se".

Outras colocações:

- E vos renoveis no espírito do vosso entendimento.

- E vos renoveis no espírito da vossa mente.

Quantas vezes já escutamos alguém falar que não conseguiu um emprego ou uma vida melhor porque estudou pouco, ou porque não teve condições de estudar numa escola particular ou até mesmo porque não tem uma cabeça boa?
A maioria das pessoas sempre se apressa em colocar a culpa em fatores externos ou em outras pessoas. Mas, na verdade, o problema se encontra dentro da própria pessoa. A mudança para melhor começa dentro de nós, com nossas atitudes e nossos pensamentos.

Na Bíblia, há um Provérbio que diz: "Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos". Este versículo nos fala em mudança de pensamento, e assim, poderemos ter a sabedoria necessária para lidar com as situações que aparecem no dia a dia, nos colocando à prova.

Vigiar nossos pensamentos e tendências nos concede o controle de nossas vidas e conseqüentemente a nos comportar de forma adequada diante daquelas lições, as quais, nos comprometemos e nos preparamos antes de nossa reencarnação.

A questão fundamental é ter o entendimento de que estamos no lugar certo, na hora certa e em companhia daqueles que aí deveriam estar. Neste contexto, é extremamente difícil, a aceitação por parte daqueles que ignoram a possibilidade da reencarnação como ferramenta de burilamento e elevação do espírito. Ignoram as vidas passadas e suas mazelas. Ignoram as conseqüências de atos inadequados e à margem das Leis Divinas.

Muito mais fácil àqueles que crêem na evolução do espírito através das reencarnações sucessivas e o digno aproveitamento do tempo dispensado pelo Criador a seus filhos para este fim.

Deus está no controle de tudo.



sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Em ti próprio – Livro Ceifas de Luz – Chico / Emmanuel

 

 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Paulo (Romanos 14:12)

Escutando muita gente falar de compreensão e talvez que, sob o reflexo condicionado, repetirás os belos conceitos que ouviste, por meio de preleções que te angariarão simpatia e respeito.

Entretanto, se não colocares o assunto nas entranhas da alma, situando-te no lugar daqueles que precisam de entendimento, quase nada saberás de compreensão, além da certeza de que temos nela preciosa virtude.

 

Falarás de paciência e assinalarás muitas vezes, em torno de ti, referindo-se a ela, no entanto, se no imo do próprio ser não tens necessidade de sofrer por algum ente amado, muito pouco perceberás, acerca de calma e tolerância.

 

Exaltarás o amor, a bondade, a paz e a união, mas se nas profundezas do espírito não sentires, algum dia, o sofrimento a ensinar-te o valor da nota de consolação sobre a dor de que te lamentas; a significação da migalha de socorro que outrem te estenda em teus dias de carência material; a importância da desculpa de alguém a essa ou àquela falta que cometeste e o poder do gesto de pacificação da parte de algum amigo que te restituiu a harmonia, em tuas próprias vivências, ignorarás realmente o que sejam entendimento e generosidade, perdão e segurança íntima.

 

Seja qual for a dificuldade em que te vejas, abstêm-te de carregar o fardo das aflições e das perguntas sem remédio.

Penetra no silêncio da própria alma, escuta os pensamentos que te nascem do próprio ser e reconhecerás que a solução fundamental de todos os problemas da vida surgirá em ti mesmo.

 

Por enquanto, não detemos a capacidade, com raras exceções, de experimentar as dores e sofrimentos do próximo, talvez pela dificuldade de sentir, auxiliar e desligar-se, sem prejuízo de nosso desenvolvimento espiritual, e principalmente de nosso envolvimento sem o devido conhecimento de causa.

Há um ditado popular que diz muito à respeito: "Para você julgar e conhecer as dificuldades de seu próximo é necessário vestir suas sandálias"!

Acredito que a compaixão e caridade são virtudes desenvolvidas ao longo de muito tempo e acompanhadas de experimentações próprias, nos preparando para serviços relevantes junto àqueles necessitados, sem o que, não estaremos aptos para a tarefa.

Não é digno exigir maturidade e reconhecimento de quem não pode lhe dar. Cada um de nós no seu momento.

A humanidade terrestre é carente de auxílio dado seu estado atual de desenvolvimento moral, e devido a isso, devemos compreender que, ancorados na fé de um Ser Superior, tudo é como deveria ser e, de posse dessa certeza, aguardar o auxílio da Providência Divina.

A tarefa de progredir espiritualmente é de responsabilidade de cada um de nós, entretanto, não prescindimos do auxílio fraterno, recebendo ou doando.

Cada espírito é herdeiro de si mesmo e dará conta de suas ações somente a Deus e mais ninguém.


sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Ilumina onde estejas – Livro Ceifas de Luz – Texto 60 - Chico & Emmanuel

 

Vós sois a Luz do mundo - Jesus. (Mateus 5:14)

 

Observa em torno de ti:

A noite da culpa;

As trevas da delinquência;

As sombras da obsessão;

O labirinto das provas;

As furnas da indiferença;

Os cárceres do egoísmo;

As tocas da ignorância;

O nevoeiro da angústia;

As nuvens do sofrimento;

A neblina das lágrimas;

Relaciona os recintos da vida em que as necessidades da alma obscurecem os caminhos e estende auxílio e compreensão, paz e esperança onde estiveres.

Disse-nos o Cristo: “Sois a luz do mundo”.

E toda criatura é uma fonte de luz por ser, em si, uma fonte de amor.

 

Um texto com rara clareza que nos traz a esperança de dias mais felizes para àqueles que, cônscios de suas capacidades, praticam a arte de perceber as agruras das mazelas que todos carregamos.

“Não somos a luz do mundo, somos a luz dos mundos”, quaisquer que sejam.

Se, nos demorarmos um pouco sobre toda essa criação de Deus, chegaremos à conclusão que tudo foi edificado para que pudéssemos participar, conscientemente, da grandeza do Criador.

Tudo se resume ao “Amor”. Tudo mais são pequenas parcelas de sentimentos e emoções que compõem o “Grande Ciclo da Vida” e suas maravilhas.

Ao refletirmos sobre cada uma das afirmações proclamadas pelo texto iremos verificar que se trata de situações do momento em que nossos espíritos estão inclinados. Ainda é deste mundo o sofrimento para o aprendizado, sofrimento este auto infringido.

Tudo ficaria mais claro se adotássemos posturas mais construtivas perante nosso Criador e deixássemos de valorizar o imponderável e transitório.

A “Luz do Homem” provém de seu interior e, portanto, o fermento da vida deve aí florescer, crescer e Iluminar o Mundo para si e para todos.



sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Em Família Espiritual – Ceifa de Luz – Chico Xavier / Emmanuel – Estudo 52

 


Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, sem notar a trave que está no teu próprio? Jesus (Mateus 7:3)

Quanto mais nos adentramos no conhecimento de nós mesmos, mais se nos impõe a obrigação de compreender e desculpar, na sustentação do equilíbrio em nós e em torno de nós.

Daí a necessidade da convivência, em que nos espelhamos uns nos outros, não para criticar-nos, mas para entender-nos, por bendita reciprocidade, nos vários cursos de tolerância, em que a vida nos situa, no clima da evolução terrestre.

Assim é que, no educandário da existência, aquele companheiro:

Que somente identifica o lado imperfeito dos seus irmãos, sem observar-lhe a boa parte;

Que jamais se vê disposto a esquecer das ofensas de que haja sido objeto;

Que apenas se lembra dos adversários com o propósito de arrasá-los, sem reconhecer-lhes as dificuldades e os sofrimentos;

Que não analisa as razões dos outros, a fixar-se unicamente nos direitos que julga pertencer-lhe;

Que não se enxerga passível de censura ou advertência, em momento algum;

Que se considera invulnerável nas opiniões que emita ou na conduta que espose;

Que não reconhece as próprias falhas e vigia incessantemente as falhas alheias;

Que não se dispõe a pronunciar uma só frase de consolação e esperança, em favor dos caídos na penúria moral;

Que se utiliza da verdade exclusivamente para ameaçar ou ferir...

Será talvez de todos nós aquele que mais exija entendimento e ternura, de vez que, desajustado na intolerância, se mostra sempre desvalido de paz e necessitado de amor.